Windows 11 e Microsoft 2021

NOVIDADE MUNDIAL… Office 2021 para utilizadores “normais” chega no mesmo dia do Windows 11. Empresas podem aceder já hoje.
 
A Microsoft lançou hoje o Office Long Term Servicing Channel (LTSC), a versão destinada a clientes comerciais e utilizadores do governo. Trata-se de uma versão de aquisição única (versão perpétua) que não requer uma subscrição mensal. Para o Office 2021 a Microsoft decidiu criar duas versões distintas, sendo a outra a versão normal, para consumidores gerais. Esta versão chega no dia 5 de outubro, em simultâneo com o Windows 11, avança o The Verge. A versão LTSC tem estado em beta desde abril.
 
A versão LTSC lançada hoje não é alimentada pelas funcionalidades de inteligência artificial e cloud, disponíveis no Microsoft 365, mas também não será atualizado com novas funcionalidades. Ainda assim, a Microsoft compromete-se a suportar esta versão nos próximos cinco anos. A versão do Office 2021 para consumidores será semelhante, sem novas funcionalidades.
 
A Microsoft criou estas versões do Office para os clientes que não conseguem migrar as suas atividades para a nuvem, “mesmo apesar das vantagens amplamente conhecidas”, refere no seu blog. Esta versão serve também para máquinas reguladas que não podem aceitar atualizações de funcionalidades durante anos, dispositivos de controlo de processos de produção que não estão ligados à Internet e sistemas especializados que têm de permanecer suspensos e requerem um canal de serviço de longo prazo. A Microsoft prevê que este Office LTSC não seja utilizado em toda a empresa, mas apenas em cenários específicos. Ainda assim, pode implementar o Office LTSC e o Microsoft 365 com as mesmas ferramentas de implementação, diz a tecnológica.
 
Ambas as versões perpétuas contam com algumas novas funcionalidades, tais como Line Focus, que ajuda a remover elementos distrativos. XLOOKUP é uma funcionalidade que ajuda a encontrar coisas numa tabela ou colunas de uma folha de Excel. Terão ainda o modo Escuro, caso deseje alternar entre a disposição.
No caso de os utilizadores desejarem aceder a todas as funcionalidades do Office, devem optar pelo Microsoft 365, recomendando pela gigante tecnológica, para aceder a todas as ferramentas de cloud, IA e machine learning.